Como se organizar na escola e na faculdade? Confira as melhores dicas

Você tem dificuldade em organizar a sua rotina e os seus estudos? Descubra agora como se organizar na escola, na faculdade ou até mesmo no cursinho, de forma a levar uma vida acadêmica mais produtiva e menos estressante.

Para quem é estudante, ter organização e planejamento é fundamental, especialmente para conciliar períodos de provas e trabalhos com a rotina normal das aulas e a vida pessoal. Saber se organizar é essencial não apenas para melhorar suas notas, como também para evitar o estresse e se preparar para a sua vida profissional.

Portanto, descubra agora como se organizar na escola ou na faculdade e saiba como é possível planejar melhor a sua rotina, com a ajuda de diferentes métodos e ferramentas. Confira as nossas melhores dicas, abaixo.

Como se organizar na escola ou na faculdade
Para começar a se organizar melhor na escola, ou na faculdade, há cinco passos iniciais que você pode começar a seguir hoje mesmo.

1. DIVIDA O SEU TEMPO DE ESTUDOS
Para evitar o cansaço, divida o seu tempo de estudo em blocos, com pequenos intervalos entre eles. Você pode estipular o período de tempo de estudo e intervalo de acordo com as suas preferências e horários. Para ajudar no foco e na produtividade, aplique o método Pomodoro aos seus momentos de estudo ou trabalho.

2. MANTENHA OS SEUS MATERIAIS ORGANIZADOS
Organizar os seus materiais – e mantê-los organizados – é muito mais importante para os estudos e a produtividade do que você imagina. Veja algumas dicas de como você pode fazer isso.

Não guarde papéis e materiais que não são mais necessários
É comum acumular objetos e materiais sem muita utilidade, tanto no local onde você costuma estudar em casa, como na própria mochila. Por isso, evite guardar coisas que você já sabe que não precisa mais.

Por exemplo, você fez anotações durante a aula e, em casa, decidiu passá-las a limpo. Depois de completar essa tarefa, não faz sentido manter o rascunho, certo? Ao jogar fora tudo o que é desnecessário, você demora menos tempo para encontrar os materiais que precisa no seu dia a dia e deixa seu espaço de estudos e sua mochila mais limpos.

Tenha uma pasta para arquivar seus exercícios e trabalhos
Os textos que você precisará usar ao longo do ano letivo devem ser mantidos em um local onde você consiga encontrá-los rapidamente. Uma maneira de garantir isso é ter uma pasta com divisórias para cada disciplina na mochila, porque assim você arquiva seu material conforme os recebe na sala de aula, sem a necessidade de gastar muito tempo revirando suas coisas, para organizá-las tempos depois.

Tenha um kit de sobrevivência sempre com você
Você já sabe quais são os materiais básicos que você precisa usar diariamente na escola, como lápis, canetas e borracha. Por isso, já deixe na sua mochila um estojo com tudo o que você precisa e tenha os mesmos itens em casa. Assim, você evita ficar sem os materiais essenciais para as suas atividades porque se esqueceu deles.

3. DIVIRTA-SE DEPOIS DE ESTUDAR
Depois de finalizar suas tarefas escolares, procure distrair-se com atividades que ajudem você a se divertir e a relaxar. Assim, você evita o estresse e consegue equilibrar as diferentes áreas da sua vida.

4. EVITE SER MUITO PERFECCIONISTA
Você não precisa planejar o seu dia excessivamente, nem viver cada minuto como um robô. O perfeccionismo pode desmotivar e estressar você, por isso, tome cuidado com esse problema.

5. SEJA FLEXÍVEL
Concentrar-se excessivamente em detalhes pode acabar atrapalhando seu dia a dia. É importante ser flexível, mesmo mantendo os compromissos. Siga estas dicas de como se organizar na escola ou na faculdade de acordo com as suas possibilidades e com o que for mais adequado para a sua rotina.

Como organizar sua rotina: use uma agenda ou um planner
Uma parte importante do aprendizado de como se organizar na escola e na faculdade, é descobrir como organizar sua rotina. Comece com uma agenda, um planner ou mesmo um caderno personalizado. Isso é essencial para planejar os seus dias e não esquecer as datas de provas e entregas de trabalhos.

Porém, para que essa ferramenta seja realmente útil, é necessário que você crie o hábito de checar a sua agenda. No começo, talvez seja um pouco difícil implementar esse hábito ao seu cotidiano, mas persista! Você logo perceberá a grande diferença que uma agenda pode fazer em sua vida.

Fonte: Universia