Painel de Natal: ideias para colocar em prática na escola

Assim, nada melhor do que organizar atividades criativas com as crianças nas quais elas ajudem a decorar a própria sala e/ou a escola, não é mesmo? Aproveite as festas de fim de ano para desenvolver um painel de Natal com os seus alunos! Veja, a seguir, várias ideias para você se inspirar – e inspirar as crianças – nesse projeto criativo e divertido.

Como fazer um painel de Natal
Você pode criar um painel de Natal de várias formas e usando diferentes materiais, como feltro, cartolinas, um quadro de cortiça, espuma vinílica acetinada (EVA) ou até mesmo embalagens e materiais usados. Estimule as crianças a trabalharem juntas – em grupos ou em uma atividade que una a turma toda.

Você também pode adicionar o seu próprio toque ao painel, complementando o trabalho das crianças com uma decoração feita por você. Uma boa ideia, por exemplo, é escrever ou colar “Feliz Natal” ou mesmo uma frase de Natal inspiradora no painel.

Ideias para fazer um painel de Natal
Crie um painel reciclado

Além de trabalhar a criatividade das crianças, aproveite essa atividade para falar sobre lixo e reciclagem e reaproveite embalagens e outros materiais que seriam descartados. Confira algumas alternativas para fazer isso:

Use embalagens de ovos para criar um painel de árvore de Natal: peça às crianças que pintem algumas embalagens de verde, para servir de folhas, e outras de marrom, para ser o tronco; por fim, montem e enfeitem a árvore com tampinhas de garrafa coloridas, cápsulas de café, fitas e laços, por exemplo.

Crie uma árvore com CDs: peça aos alunos que levem um CD velho e uma foto de si mesmos para a escola. Depois que cada criança recortar e colar a própria foto em seu CD, a turma deve colá-los em uma cartolina ou fixá-los em um quadro ou feltro, de modo que o formato de uma árvore seja criado.

Faça uma colagem de revistas: peça aos alunos que levem revistas velhas para a escola e, depois, que recortem imagens que eles acreditam que tenham a ver com o espírito natalino. Por fim, colem as imagens em formato de árvore em uma cartolina.

Faça decorações com papelão: peça que os alunos levem caixas de papelão para a sala de aula. Com papelão e tintas, é possível fazer quase tudo! Recorte e pinte com eles árvores de Natal, bolas, sinos e estrelas. Depois, monte um grande painel com as peças criadas.

Elabore um painel de palavras de Natal

Faça um “brainstorming” com as crianças: peça que digam palavras que têm a ver com o Natal e escreva-as no quadro. Depois, crie uma árvore com essas palavras: vocês podem escrevê-las em formato de pirâmide ou recortar cada letra em uma cartolina verde e depois colá-las em formato de árvore. Por fim, decore o painel com laços, grinaldas, luzes de Natal ou com desenhos dos alunos.

Crie decorações com EVA

Há decorações incríveis de Natal feitas com espuma vinílica acetinada (EVA). Você pode ensinar os seus alunos a elaborar uma peça fácil, como um sino, uma meia de Natal ou uma árvore.

Um toque personalizado também pode ser adicionado: peça às crianças que colem uma foto de si mesmas nos seus projetos. Depois, monte um painel com todos os trabalhos juntos. Dependendo da sua habilidade, você pode até mesmo elaborar um Papai Noel ou um Presépio com EVA para complementar o painel de Natal dos seus alunos.

Fonte: Universia