Saiba como a infraestrutura educacional influencia no desenvolvimento escolar

O conceito de infraestrutura escolar compreende desde os itens básicos, como o fornecimento de energia elétrica, água, manutenção e limpeza dos ambientes, salas bem equipadas com móveis confortáveis e pátios de convivência, até espaços dedicados ao apoio didático.

Basicamente, as instalações da escola são cruciais para proporcionar um ambiente agradável e estimulante, uma vez que o aluno passa boa parte dos seus dias, por anos, nesse local. Assim, é imprescindível que as instituições busquem unir funcionalidade e aconchego.

Quer saber mais? Confira, a seguir, como a infraestrutura educacional pode influenciar no desenvolvimento escolar do seu filho!

Fornecendo recursos que auxiliam na aprendizagem

Os alunos, em suas diferentes faixas etárias, estão cada vez mais exigindo novos recursos didáticos. Afinal, com o avanço da tecnologia, eles também têm a necessidade de participar de aulas dinâmicas e tecnológicas para se sentirem motivados.

Portanto, as instituições de ensino devem investir em tecnologia e, simultaneamente, na capacitação dos professores, visto que é preciso ter mais do que conhecimento amplo sobre a disciplina, para que seja possível explorá-la a partir de uma nova perspectiva.

Os recursos tecnológicos precisam estar presentes em sala de aula. O uso de aparelhos eletrônicos — como tablets, notebooks e celulares — durante as aulas é uma necessidade que cresce juntamente com a evolução intelectual e cognitiva dos próprios estudantes. Nesse cenário, os educadores precisar estar cientes de que a educação tradicional, que utiliza apenas o livro didático e a lousa, não é mais suficiente para a realidade dos alunos das novas gerações.

Nesse sentido, fornecer recursos inovadores é essencial para estimular e engajar os estudantes, aumentando sua conexão com os conteúdos e facilitando o processo de aprendizagem.

Para atender a essa exigência, os professores precisam acompanhar de perto essas inovações. Com o domínio das novas tecnologias no campo da Educação, eles serão capazes de despertar curiosidade, propor desafios e lançar reflexões sobre os temas estudados.

Nesse contexto, o laboratório de informática se torna um espaço indispensável dentro do ambiente escolar. Afinal, os alunos estão cada vez mais deixando de lado a antiga cartolina para usar o computador nas atividades propostas pelos professores, desenvolvendo-as usando programas como o Word, o Power Point, o Excel e outros.

Permitindo atividades pedagógicas mais interativas e estimulantes

Com tantos recursos tecnológicos, atividades interativas e estimulantes tornam-se uma realidade mais alcançável. É desejável que o aprendizado não aconteça apenas dentro da sala de aula, mas também ocupe outros espaços dentro da escola.

As salas-ambientes, locais específicos para criações artísticas e leituras, bem como os laboratórios de informática, ciência e robótica, por exemplo, possibilitam a execução de atividades pedagógicas que estimulam ainda mais o contato com o conteúdo ensinado. Em outras palavras, o aluno é estimulado a aprender também através da prática.

O processo de aprendizagem torna possível a motivação dos alunos — e sabemos que, quanto mais motivados, maiores são as chances de retenção de conhecimento e de participação nas atividades.

Garantindo a acessibilidade e a inclusão

Com as políticas de inclusão determinadas para crianças e adolescentes com alguma necessidade especial, seja ela de natureza física ou cognitiva, é necessário que as escolas estejam devidamente preparadas para recebe-los. E isso compreende todos: os educadores, os funcionários e as demais pessoas que fazem parte da comunidade escolar.

Oferecer uma infraestrutura adequada para receber estudantes com diferentes necessidades faz parte da escola inclusiva. É necessário planejar rampas de acesso, que permitem melhor locomoção nas áreas externas e internas da instituição; oferecer equipamentos especiais, como computadores personalizados para cegos; além de possuir professores preparados para o atendimento  a todos que possuam alguma necessidade.

Quando há acessibilidade e inclusão, a escola assegura que todas as crianças e jovens tenham as mesmas oportunidades de ensino, independentemente de qualquer limitação física ou intelectual que possa trazer inicialmente consigo.

Facilitando a concentração dos alunos

Os ambientes com estrutura adequada para o ensino, como a biblioteca ou a brinquedoteca, facilitam a concentração dos alunos e, consequentemente, a absorção do aprendizado.

A biblioteca, por exemplo, é um dos locais mais importantes de qualquer escola. Nela, os estudantes aprendem o significado de certas responsabilidades, como o cuidado com os livros e o respeito ao silêncio. Em retribuição, esse local deve ser atrativo, confortável e deve favorecer a concentração nos estudos.

Muitas escolas modernas também disponibilizam uma biblioteca virtual, que é bastante interessante e aderente aos alunos da nova geração. Esse ambiente é composto por um acervo tão completo quanto o físico, e ainda com um bônus: além de livros, ela traz outros tipos de materiais, como vídeos e áudios, que deixam a aprendizagem mais dinâmica e atrativa.

Esses novos modelos, mais próximos do cotidiano dos estudantes, constituem uma rica fonte de aprendizado, ratificando o quanto é importante a escola unir o ensino ao lúdico, fazendo com que os alunos compreendam que é possível aprender se divertindo.

Despertando o interesse pelos conteúdos estudados

Os laboratórios dedicados aos estudos, como o de ciências biológicas, são um importante componente para o ensino. O uso cotidiano desse tipo de espaço e de seus respectivos recursos despertam o interesse dos alunos pela matéria, incentivando-os a buscarem um aperfeiçoamento específico no futuro.

É por meio do contato com os mais diversos conteúdos trabalhados na escola que surgem os interesses de cada um pelas várias áreas de conhecimento. Se a infraestrutura escolar leva isso em consideração e implanta melhorias nesses espaços, a instituição está ajudando diretamente nesse processo.

Da mesma forma, os equipamentos tecnológicos e as demais ferramentas dos laboratórios precisam realmente pertencer aos alunos. Em outras palavras, devem estar disponíveis facilmente e em boas condições de uso. Assim, eles podem tirar dúvidas e aprofundar seu conhecimento acerca dos assuntos propostos.

No momento atual, as escolas mais alinhadas aos alunos do século XXI estimulam o protagonismo de seus alunos em sala de aula. Esse protagonismo é exercido na medida em que se coloca o aluno no centro no processo ensino aprendizagem. Partindo desse conceito, os estudantes ganham mais autonomia para a busca e construção do seu conhecimento. Ao ter acesso a uma infraestrutura educacional moderna, adequada e eficaz, o seu filho tem ao seu dispor um mundo de possibilidades para uma educação bem-sucedida.

Fonte: Novos Alunos