Sempre trazer o material escolar para a sala de aula de forma organizada;

Quando faltar a uma aula, procurar se informar sobre as tarefas, assim como copiar a matéria do dia;

Procurar fazer as anotações nos cadernos diretamente, sem utilizar rascunhos.

As anotações em sala de aula são muito importantes para o estudo, pois elas são pessoais, ou seja, o aluno escreve com suas palavras o que está entendendo da aula.

Crie o hábito de rever as anotações quando chegar em casa, ao revê-las podemos relembrar coisas importantes que deixamos de anotar durante a aula.

Onde Estudar

“Qualquer pessoa produz mais, com menos desgaste, quando trabalha em condições adequadas”.

• Ser o mais isolado possível (dos ruídos da casa);
  • Ficar livre de interferências de sons (TV, rádio, telefone), sem interrupções de terceiros, etc.;

Postura correta

• Estudar deitado ou recostado (tronco inclinado) leva ao sono e à preguiça. A melhor postura é aquela em que o tronco permanece em posição vertical.

Horários sem interrupções

• É preciso que se estabeleça períodos contínuos para o estudo (preferencialmente não muito longos), sem interrupções a todo o momento. Qualquer atividade realizada em ritmo de “pega-e-larga” não é produtiva.

Divisão e controle do tempo

• Logo no início do horário de estudos, é preciso verificar o que tem para ser feito e determinar o tempo disponível.

• 1º Passo: Ler o conteúdo a ser estudado despreocupadamente.
  • 2º Passo: Ler o conteúdo sublinhando o que você está achando mais importante no texto.
  • 3º Passo: Fazer um resumo sobre o que foi lido. (Lembre-se que este material é seu, por isso, tente abordar todos os aspectos do texto!)
  • 4º Passo: Fazer um "Mapa Mental" do material.
  • 5º Passo: Se houver exercícios para serem feitos, a hora é agora. Depois de ter seguido todos estes passos você não encontrará dificuldades em resolvê-los.

Com o hábito saudável de estudar com certa constância você nunca estará com muitas matérias "difíceis" para "tentar decifrar!” Tudo será uma grande REVISÃO, deixando-o mais confiante, pois terá o domínio da matéria!

" />

Orientação de Estudo